A identidade visual da Pequi (Pesquisa e Conservação do Cerrado) destaca a relação intrínseca dos âmbitos social e ambiental em projetos de conservação do Cerrado, cujos objetivos são pautados na valorização de povos e saberes tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade.



O processo de criação parte da definição de atributos conceituais que estruturam a marca, descrita como: coletiva, sustentável, confiável, produtiva, técnica, madura, afetiva e humana. Com base nestes conceitos são reunidas referências visuais que introduzem a atmosfera estética almejada.

A partir desta pesquisa visual, a paleta cromática é composta por três cores principais: verde escuro (mata), bege (terra) e amarelo (pequi), completadas por suas variáveis de tom e sobretom. Em paralelo, a tipografia é delineada pela família Zilla Slab, cujas serifas quadradas e traços de baixo contraste conduzem seriedade ao texto com flexibilidade de uso, confortável tanto em tela digital quanto em materiais impressos.


A logo, configurada por uma mão que oferece o fruto maduro do pequi, reforça a integração social e ambiental da marca. Constituída há 20 anos, a Pequi já colhe os frutos de uma longa jornada, percorrida coletivamente entre pesquisadores e comunidades tradicionais. O destaque ao fruto ressalta ainda o interesse produtivo de atividades relacionadas ao extrativismo sustentável, em que frutos maduros promovem sementes para novos projetos.



De forma complementar, a composição gráfica mescla linhas geométricas a elementos da cartografia. Recortes ampliados do mapa do Cerrado, combinados com traços lineares, equilibram o caráter orgânico ao aspecto técnico de pesquisas institucionais.





A nova identidade da Pequi estrutura uma estética sóbria e madura, ao mesmo tempo afetiva, que alinha elementos orgânicos da biodiversidade cerratense à dimensão técnica. De forma sutil, se comunica com os diversos atores atuantes, desde famílias agricultoras, povos tradicionais, gestores de áreas protegidas, instituições de pesquisa até organizações públicas e privadas comprometidas com a conservação do Cerrado.